SÃO PAULO DAS MISSÕES REALIZOU AÇÃO NO DIA MUNDIAL HEPATITES VIRAIS

  • SÃO PAULO DAS MISSÕES REALIZOU AÇÃO NO DIA MUNDIAL HEPATITES VIRAIS

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 02/08/2017 às 14:04   |   Imprimir

A ação ocorreu na Praça do Município, no dia 28 de julho, sexta-feira, onde as enfermeiras responsáveis Gisele e Gabriela, juntamente com as agentes de saúde, prestavam informações a respeito das Hepatites. Sabe-se que as Hepatites são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a doença é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. As medidas preventivas incluem o saneamento básico, as boas práticas de higiene pessoal, o uso de preservativos, o uso de agulhas e seringas descartáveis, o não compartilhamento de objetos pérfuro-cortantes (barbeadores, instrumentos de manicure/pedicure, etc). Já existem vacinas para as hepatites A e B; esta última pode ser adquirida nos postos de saúde da rede pública.

Também foi feito o aferimento de pressão arterial, distribuição de preservativos, e feito uma lista pra realizar Testes Rápidos nas unidades de Saúde, os quais mais de 100 pessoas desejam realizar os testes. Na semana, será feito agendamento com essas pessoas.

Ações como esta, são de suma importância para promover a integralidade, equidade, continuidade e resolutividade do cuidado, apoiando a atenção às necessidades e expectativas dos usuários, fortalecendo a Atenção Primária à Saúde.