PRODUTORES DE SÃO PAULO DAS MISSÕES IMPLANTAM FORRAGENS PARA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

  • PRODUTORES DE SÃO PAULO DAS MISSÕES IMPLANTAM FORRAGENS PARA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 15/05/2020 às 08:34   |   Imprimir

Cinco mil mudas de BRS-Kurumi e 1.500 mudas de BRS-Capiaçú foram distribuídas a produtores de leite, pecuaristas familiares e piscicultores de São Paulo das Missões. Somente nesta semana, 50 produtores retiraram as forragens, que serão aproveitadas para alimentação do rebanho leiteiro e de corte.
         Alguns produtores haviam realizado a encomenda de mudas, mas após o corte, houve grande disponibilidade de mudas, podendo-se ampliar a distribuição a um maior número de interessados. Diante da grande quantidade disponível, a Emater/RS-Ascar, parceira da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, a Prefeitura e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais realizaram a divulgação via rádio, oferecendo as mudas aos produtores interessados. As mudas foram retiradas no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, assim como entregues nas propriedades, com o apoio da Prefeitura.
         O BRS Capiaçu é muito interessante para produção de silagem, com possibilidade de três cortes ao ano e diferentes formas de aproveitamento, podendo ser fornecida picada verde no cocho para animais com 50 a 70 dias de idade, ou na forma de silagem, com 110 dias, além de ser interessante para a formação de barreira quebra vento.

O BRS Kurumi, desenvolvido pela Embrapa, se destaca pelo alto potencial de produção de forragem e excelentes características nutricionais, com menor necessidade de uso de concentrado, e é muito aproveitado na alimentação animal, como também em casos de pastejo direto de bovinos de leite e corte, alimentação de carpa capim acima de 300 gramas e criação de frangos a pasto.