PLANO MUNICIPAL DE ARBORIZAÇÃO URBANA

• PLANO MUNICIPAL DE ARBORIZAÇÃO URBANA

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 02/07/2020 às 16:06   |   Imprimir

No dia 10 de junho de 2020, foi publicado a Lei Municipal nº 1.700, de 10/06/2020, que institui o Plano Municipal de Arborização Urbana do Município de São Paulo Das Missões.

O Plano consiste em um conjunto de informações técnicas que auxiliará o munícipe a realizar com sucesso o plantio, o manejo e a poda de árvores presentes no passeio público, respeitando as Diretrizes estabelecidas pelo Plano, dando continuidade ao trabalho de fomentar a arborização no município de São Paulo das Missões, de forma que a população participe ativamente desse processo.

O plantio de árvores é um ato de cidadania muito importante, por isso é fundamental o planejamento. A implantação gradual de arborização na área urbana será uma ação importante para melhorar a qualidade ambiental da cidade e contribuir com a redução do impacto das mudanças climáticas.

Entre os benefícios de uma adequada arborização, podemos citar o bem-estar psicológico, o efeito estético, a sombra para os pedestres e veículos, a proteção contra o vento, a diminuição da poluição sonora, a redução do impacto da água de chuva, o auxílio na diminuição da temperatura, a preservação da fauna silvestre e na conservação do asfalto.

Por outro lado, salienta-se que o plantio realizado sem planejamento, com espécies não indicadas ao meio urbano, ou feito com técnica inadequada, pode acarretar em diversas situações de transtornos futuros ao cidadão, como casas com trincas, infiltrações, calçadas levantadas ou quebradas, comprometimento da saúde da árvore, além de poder provocar reações em pessoas alérgicas, devido à presença de substâncias tóxicas.

O Plano Municipal de Arborização Urbana também apresenta anexos com indicações de quais espécies podem ser plantadas em determinados espaços, levando em consideração a largura do passeio, o distanciamento de esquinas, hidrantes, bocas-de-lobo, caixas de inspeção, placas, postes, bem como a presença de fiação de rede de energia elétrica.

O compromisso da população com os cuidados e a manutenção das mudas é fundamental para que se tenham árvores adultas saudáveis. O trabalho tido para cuidar de uma árvore, como o plantio, a rega, a adubação, a limpeza da calçada e de calhas é infinitamente recompensado pelos benefícios que a arborização proporciona.

O Plano completo pode ser acessado na íntegra, pelo site https://www.saopaulodasmissoes.rs.gov.br/site.