PODAS DE FORMAÇÃO E RETOMADA DO PLANO MUNICIPAL DE ARBORIZAÇÃO URBANA

• PODAS DE FORMAÇÃO E RETOMADA DO PLANO MUNICIPAL DE ARBORIZAÇÃO URBANA

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 25/02/2021 às 11:21   |   Imprimir

Durante os últimos dias, a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, através da Secretária Lara e Fiscal Ambiental Marcelo, realizaram algumas podas de formação na sede do município. Essas atividades fazem parte do Plano Municipal de Arborização Urbana. A Secretária informa, que em breve, serão retomadas as atividades de plantio de novas árvores, em ruas onde já houve o plantio anteriormente, com a devida ciência e autorização previa do proprietário, sendo também definidas novas ruas que serão arborizadas.

Nos próximos dias a equipe estará visitando as famílias que residem nas ruas definidas, para explicar sobre o funcionamento do PMA – Plano Municipal de Arborização e esclarecendo dúvidas.

Vale destacar, que o plantio inadequado de espécies resulta, muitas vezes, em danos provocados pelas raízes em calçadas, asfalto, redes de água, esgoto, eletricidade; e pelas copas que afetam redes elétricas, construções e iluminação pública. Por isso, a importância de um planejamento adequado de acordo com cada situação.

Entre os benefícios de uma adequada arborização, podemos citar o bem-estar psicológico, o efeito estético, a sombra para os pedestres e veículos, a proteção contra o vento, a diminuição da poluição sonora, a redução do impacto da água de chuva, o auxílio na diminuição da temperatura, a preservação da fauna silvestre e na conservação do asfalto.