ALERTA SANITÁRIO PARA A RAIVA HERBÍVORA

  • ALERTA SANITÁRIO PARA A RAIVA HERBÍVORA

    Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 01/07/2021 às 15:16   |   Imprimir

O Escritório de Defesa Agropecuária (Inspetoria) de São Paulo das Missões, considerando os focos de raiva herbívora e a possível evolução dos focos para os municípios próximos, Campina das Missões, Cândido Godói, São Paulo das Missões, Porto Lucena, Porto Xavier, entre outros, emite ALERTA SANITÁRIO para a Raiva.

            Considerando que a enfermidade RAIVA se controla de forma PREVENTIVA, reiteramos a necessidade da VACINAÇÃO e REVACINAÇÃO nos animais suscetíveis.

            Considerando o grande número de agressões nos animais, sem o conhecimento e a identificação de refúgios, reiteramos a necessidade da IDENTIFICAÇÃO e a LOCALIZAÇÃO de novos REFÚGIOS;

            Foram identificados 17 focos da doença, que é letal e causado por um vírus que pode infectar todos os mamíferos, inclusive seres humanos. É mais comum no gado. A raiva herbívora é transmitida por morcegos hematófagos, também conhecidos como morcegos vampiros.

Segundo o coordenador do Programa de Controle da Raiva Herbívora, Wilson Hoffmeister Júnior, é importante que o produtor se mantenha atento quanto a possíveis sinais clínicos que possam aparecer nos seus animais, comunicando o escritório ou a inspetoria do seu município.

Entre os sintomas estão o afastamento do restante do rebanho, apatia, perda de apetite, paralisia. Em cerca de 10 dias, o gado morre.

            Uma das formas de proteger o gado contra a doença é a vacina, que não é obrigatória e nem disponibilizada pelo estado. O imunizante tem que ser comprado pelo próprio produtor em agropecuárias.

A doença também pode ser controlada mantendo os animais longe de morcegos. A orientação da secretaria é de que, ao encontrar refúgios dos morcegos hematófagos, comuniquem imediatamente a localização destes refúgios à Inspetoria ou ao Escritório de Defesa Agropecuária do seu município.

            A captura é feita somente pelos núcleos de controle de raiva do estado quando existe laudo positivo para raiva ou altos índices de mordeduras no gado de determinada região.

FIQUE ATENTO.

Produtor rural, você que ainda não fez a Declaração Anual de Rebanho (Cadastro do Gado), dirija-se a Inspetoria o mais breve possível.