ABERTAS AS ENCOMENDAS DE FORRAGEIRAS DE INVERNO

A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente comunica que estão abertas as encomendas de forrageiras de inverno. Estamos com as seguintes variedades disponíveis: AVEIA PRETA saca de 40kg no valor de R$ 2,36 o Kg; AZEVÉM saca de 25Kg no valor de R$ 4,30 o Kg e esse ano teremos mais uma variedade disponível, que é o NABO FORRAGEIRO no valor de R$6,82 o Kg.

O Nabo Forrageiro é uma ótima opção para melhoramento das condições químicas, biológicas e físicas do solo, suas raízes são capazes de crescer mais de 2 metros de profundidade, além da mobilização de nutrientes também atuam DESCOMPACTANDO O SOLO. Além disso, é capaz de produzir 20 t/ha a 35 t/ha de massa verde, em 60 dias cobre cerca de 70% do solo inibindo a emergência e desenvolvimento de plantas daninhas e reduzindo a exposição do solo às intempéries climáticas.

O Nabo Forrageiro pode ser utilizado também para a alimentação animal, é uma boa alternativa para rotação de culturas ou utilização em consórcio com outras culturas como aveia, ervilhaca, entre outras. Desenvolve-se razoavelmente em solos fracos com problemas de acidez, é bastante resistente a doenças e pragas, não exigindo muito preparo do solo para seu cultivo.

Devido ao pequeno tamanho das sementes, é recomendado misturá-las com calcário ou superfosfato simples, na proporção de 1 kg de sementes para 50 kg de corretivo ou fertilizante, com objetivo de facilitar a semeadura.

No caso do plantio em linha, este deverá ser realizado preferencialmente por meio de plantadeira e/ou semeadora de plantio direto, com espaçamento que variem de 0,17 a 0,40m entrelinhas, e uma densidade média de 25 sementes por metro linear, consumindo-se de 3 a 10kg por hectare.

Para o plantio a lanço, recomenda-se misturar as sementes exclusivamente com calcário ou adubo fosfatado (não utilizar outras fontes de fertilizantes) numa relação de um quilo de sementes para 50kg, tudo visando facilitar a operação de semeadura. Nesse caso, a incorporação das sementes deve ser superficial e por meio de grade leve e o consumo de sementes aumentará cerca de 20%.

A semeadura do nabo forrageiro deve ocorrer entre os meses de março e abril.
O pagamento das sementes poderá ser feito até o dia 30 de setembro de 2022.