ANÁLISE DE SOLOS: IMPORTÂNCIA E BENEFÍCIOS

Estamos passando por um período extremamente complicado na agricultura. Ao mesmo tempo em que a estiagem está diminuindo drasticamente os níveis de produtividade das culturas, outra questão que vem preocupando os produtores é o alto custo de fertilizantes. Em um momento como esse, ressalta-se a importância de usar de forma ainda mais racional esses fertilizantes para evitar qualquer tipo de desperdício.

Nessa questão, entra a ANÁLISE DO SOLO que é uma técnica de suma importância na agricultura, sendo a mais importante e confiável para o conhecimento do estado nutricional e o grau de fertilidade em que se encontra determinada área.

A análise do solo é fundamental para que o agricultor possa diagnosticar as condições do solo tanto químicas como físicas, como os teores nutricionais e acidez, permitindo avaliar a necessidade de calagem, quanto e qual tipo de calcário deve ser utilizado e quais nutrientes devem ser fornecidos por meio de adubação.

A partir do resultado do laudo, é feita a prescrição para o uso prudente de fertilizantes e corretivos, possibilitando maior produtividade e ao mesmo tempo lucratividade ao agricultor, além de um maior cuidado com o meio ambiente.

Lembramos que a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente possui técnicos capacitados que vão até a propriedade e recolhem o material necessário para a análise e posteriormente encaminham ao laboratório e, ainda, realizam a interpretação da mesma. O custo por análise é R$40,00, ou seja, um baixo investimento para tamanhos benefícios.