SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE OFERECE CURSOS DE APLICAÇÃO CORRETA E SEGURA DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS – NR-31

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente promoveu, no mês de junho, duas edições do Curso de Aplicação Correta e Segura de Defensivos Agrícolas – NR-31. O curso está em conformidade com a Instrução Normativa Nº 42 da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul, que estabelece o cadastro de aplicadores de produtos agrotóxicos hormonais, regulamenta sua aplicação e dá outras providências.

Prevista para ser aplicada a partir do dia 01/06, a Instrução Normativa Nº 42 foi prorrogada pela IN Nº 7, de 31 de maio de 2022. Com esta alteração, a IN Nº 42 passará a ser aplicada a todos os municípios do Estado do Rio Grande do Sul a partir do dia 31 de agosto de 2022, o que deu à Secretaria o tempo hábil para organizar novas capacitações e oferecer aos produtores a certificação necessária.

Realizados em parceria com o SENAR-RS e ministrados pelo professor José Álvaro Pacheco, os cursos contemplaram as medidas de segurança na manipulação e aplicação de defensivos agrícolas, noções de exposição direta e indireta, boas práticas de armazenamento, transporte, preparo, aplicação e descarte de materiais, normas do Ministério do Trabalho e atividades práticas com os alunos.

Das duas edições realizadas no mês de junho, uma foi ministrada na comunidade da Lavina Norte e outra na Câmara Municipal de Vereadores. As atividades práticas foram desenvolvidas em propriedades de participantes, com a demonstração de procedimentos e oportunidade para retirada de dúvidas e esclarecimentos sobre o manuseio dos defensivos agrícolas.