IMPORTÂNCIA DO ZONEAMENTO AGRÍCOLA E ÉPOCAS DE PLANTIO DE CADA MUNICÍPIO

O Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) é uma metodologia desenvolvida pela Embrapa e outros parceiros, que tem o objetivo de fornecer orientação aos produtores rurais, quanto aos períodos de plantio mais indicados, de acordo com a cultura e o município de interesse.
 
O ZARC leva em conta as características do clima, o tipo de solo e o ciclo das cultivares, para evitar que a planta seja exposta a condições climáticas desfavoráveis nos momentos mais sensíveis de seu ciclo. Sua revisão e publicação são feitas anualmente, na forma de Portarias, no Diário Oficial da União e no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
 
Atualmente, o zoneamento ganhou maior importância em função da nova dinâmica de normatização do crédito e seguro agrícola, implementados por meio da resolução do Banco Central do Brasil, que restringe o enquadramento no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (PROAGRO) aos empreendimentos conduzidos na área de abrangência e sob as condições do zoneamento agrícola.
 
Isto significa que, para que os agricultores consigam recursos nos bancos para custear a safra e para que tenham direito ao seguro agrícola (PROAGRO), é necessário que as culturas em questão estejam devidamente zoneadas.
 
A equipe técnica da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente se coloca à disposição dos produtores para tirar as dúvidas referentes a este assunto, orientando a época correta de plantio de cada cultura.