VICE-PREFEITO MOACIR E SECRETÁRIA LARA REALIZAM VISITAS EM PROPRIEDADES RURAIS

Na manhã de sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023, o Vice-Prefeito, Moacir Carlos Neis e a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Lara Betina Vorpagel, realizaram visitas nas propriedades rurais que necessitam o abastecimento de água para dessedentação animal.

As visitas tiveram a intenção de averiguar se os locais de armazenamento de água estão adequados para o abastecimento. Isso se comprovou, os produtores estão se adequando com lonas e caixas d’água, garantindo que a água depositada na propriedade não seja desperdiçada.

É de extrema importância, que todo o produtor rural ao solicitar cargas d’água para dessedentação animal, façam a adequação no local, com lonas em bebedouros, caixas d’água ou até mesmo com a construção de cisternas.

Ainda, durante a manhã da sexta-feira, observou-se a situação crítica de lavouras de soja e milho no município, onde praticamente não terão produtividade, ou então, a produtividade será baixa. Destaca-se também as pastagens, que estão cada vez mais escassas em nosso município.

Entretanto, em meio às visitas, duas propriedades chamaram a atenção do Vice-Prefeito e da Secretária, localizadas na Linha Dona Helena Norte, uma propriedade é de Miguel Kramer e a outra de Daniel Kramer. Ambas possuem captação de água da chuva.

Na propriedade de Miguel, as calhas estão instaladas na sala de ordenha, abastecendo uma caixa d’água de 5000 litros. Na propriedade de Daniel as calhas estão instaladas em sua residência, abastecendo duas caixas d’água de 5000 litros.
A água da chuva armazenada nas propriedades é usada para a dessedentação animal, cujos encanamentos são subterrâneos e conduzem a água para os cochos no potreiro.
O Vice-Prefeito, Moacir Neis e a Secretária, Lara Vorpagel, parabenizaram as famílias e ressaltaram que esses são belos exemplos a serem seguidos e que nos chamam a atenção, principalmente em períodos de estiagem.