SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE MONITORA LAVOURAS DE MILHO

O Programa Monitora Milho SPM, instituído pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente com o objetivo de identificar os focos da cigarrinha do milho e propor ações mais adequadas para o combate ao inseto-praga, vem sendo desenvolvido em 10 propriedades, distribuídas em 9 localidades na área do município.
 
Com periodicidade semanal, a equipe técnica da Secretaria coleta informações junto aos pontos de monitoramento e faz a inspeção visual nas plantas das lavouras monitoradas. Por amostragem, a Secretaria pode desenvolver iniciativas mais assertivas para acompanhamento e orientação aos produtores.
 
O grande problema da cigarrinha-do milho é que ela é o principal vetor da transmissão dos enfezamentos. O controle deve ser realizado principalmente nas fases iniciais da cultura. Se não controlados na fase inicial, os danos que se manifestam na fase reprodutiva da cultura do milho podem comprometer drasticamente a produção.
 
Além da presença da cigarrinha, a Secretaria alerta também para a presença da lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) em algumas lavouras, a qual também deve ser devidamente controlada. Permanecemos à disposição dos produtores para orientações no controle químico e biológico de insetos-praga na lavoura do milho.