EMATER E ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL CONVIDAM PARA O 8º FÓRUM PELA VIDA MISSÕES

O Escritório Municipal da EMATER/RS-Ascar e a Administração Municipal convidam toda população paulistana e regional para o 8º Fórum Pela Vida Missões, a se realizar no dia 04 de maio de 2023, nas dependências do Clube 07 de Setembro, em São Paulo das Missões, a partir das 08:30.

O Fórum Pela Vida é um espaço para promover a valorização, preservação e recuperação de plantas medicinais, apresentar oficinas de produção, bem como construir políticas públicas abrangentes em prol da melhoria de condições de trabalho, saúde e articulação de trabalhadores da agricultura familiar.

A edição inicial do Fórum Pela Vida data de 2002, realizada na região da Fronteira Noroeste. A primeira edição do Fórum Pela Vida Missões foi realizada em 2013 e, desde então, tem congregado os municípios em prol do compartilhamento de plantas medicinais e da construção de práticas sustentáveis.

A 8ª edição do Fórum Pela Vida Missões acontece em São Paulo das Missões, com a seguinte programação:

• 08:30 – Recepção;
  • 09:30 – Abertura Oficial;
  • 09:45 – Palestra “Faça da Vida um Show”, com Roselei Luiz Angst, de São Miguel do Oeste – SC;
  • 11:30 às 13:30 – Intervalo para almoço e apresentações. Cardápio: Carreteiro no valor de R$ 20,00. Trazer pratos e talheres;
  • 13:30 – Oficina 1 – Aspectos nutricionais das plantas bioativas e sua relação com a saúde – Leonice Maria Kreutz (EMATER/RS-Ascar de Alecrim);
  • 14:00 – Oficina 2 – Controle de carrapatos com plantas medicinais e bioinsumos – Jorge João Lunardi (Escritório Regional da EMATER/RS-Ascar de Santa Rosa);
  • 14:30 – Oficina 3 – Uso de plantas bioativas para produção saudável de alimentos – Gilmar Francisco Vione (Escritório Regional da EMATER/RS-Ascar de Santa Rosa);
  • 15:20 – Apresentação do município sede do 9º Fórum Pela Vida Missões – 2024 e encerramento oficial.

Para a devida organização, as inscrições estão sendo recebidas nos escritórios municipais da EMATER/RS-Ascar. Cabe destacar que a inscrição no evento é gratuita, tendo somente o custo do almoço no evento. Na ocasião, haverá vendas de plantas, produtos de agroindústrias e distribuição de mudas e sementes.

O evento contará com a distribuição das sementes captadas pelo programa Sementes Banrisul. Da mesma forma, as diversas entidades locais que apoiam a realização do evento oferecerão sementes, mudas e demais plantas no escopo do Fórum para o compartilhamento entre os participantes. Toda comunidade municipal e regional está convidada a participar!