COMDER REALIZA ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA PARA DEBATER PERDAS DECORRENTES DA ESTIAGEM

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural - COMDER reuniu-se extraordinariamente na tarde de 05 de junho de 2023, nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. A reunião teve como pauta principal a avaliação e quantificação percentual das perdas nas lavouras e na pecuária em decorrência da estiagem, comparando os prejuízos à época da decretação da situação de emergência com os atualmente verificados.

Na presença da diretoria e demais membros nomeados, foram debatidas as metodologias de cálculo e os impactos diretos e indiretos da seca sobre a atividade agropecuária. Este trabalho se faz necessário para atualizar as perdas percentuais e retratar o real cenário que a situação de emergência trouxe ao município nas culturas de soja, milho grão e silagem, pastagens, bovinocultura leiteira e bovinocultura de corte.

O COMDER congrega produtores de todas as comunidades do município, entidades de classe, instituições bancárias e de crédito. Por meio desta articulação, as demandas e informações podem ser repassadas de forma assertiva e direta, o que favorece a adoção de medidas mais eficazes na mitigação dos impactos, sobretudo financeiros, decorrentes da estiagem. O COMDER agradece a todos que se fizeram presentes.