DIVULGAÇÃO EMATER: Agricultores de São Paulo das Missões são beneficiados com entrega de sementes e mudas

Em um contexto de promoção de segurança e soberania alimentar, meta firmada com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar realizou, na última semana, a entrega de sementes de feijão, batatinha e mudas de frutíferas para a implantação em propriedades rurais, onde serão aproveitadas para o consumo das famílias e comercialização nos casos em que houver excedente. A iniciativa permite o resgate da agrobiodiversidade, com a disponibilidade de mudas e sementes que possibilitam também a diversificação da base alimentar destas famílias.

Segundo o extensionista da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo CanísioBerwaldt em torno de 35 famílias foram diretamente beneficiadas com as entregas. “Certamente estas famílias colherão os frutos do resgate cultural desta produção, com alimento em quantidade e qualidade, garantindo a segurança e soberania alimentar”, afirma.

Com a mediação da encomenda, a Emater/RS-Ascar realizou a entrega de sementes de feijão da variedade tuiuiú, vagem roxa, uirapuru, mouro e carioca a diversos produtores. A área experimental implantada na propriedade da família de Milton e Elveni Justen, na linha Dona Helena Norte, em 2022, permitiu observar que estas variedades de feijão possuem boa adaptação e produtividade no município.

Também foi feita a mediação para a aquisição e entrega de mudas de árvores frutíferas oriundas de viveiro com certificação, produzidas em sacolas, sendo estas de excelentequalidade. Entre as variedades entregues estão principalmente citrus (laranja, bergamota, limão) e videiras. A equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar observa que isso também contribui com a segurança alimentar uma vez que o consumo de frutas “in natura” é fonte de fibras, vitaminas e sais minerais, além de ser uma boa alternativa de renda, obtendo bom retorno econômico em pequenas áreas.

Devido à grande demanda por sementes de batatinha, em uma ação conjunta de diversos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar na região de Santa Rosa, foi viabilizada a distribuição de mudas de sementes de batatinha das variedades Asterix, Ágata e Rosa Maçã (macaca). A importância deste trabalho se dá em função da versatilidade deste tubérculo na alimentação das famílias, garantindo a segurança alimentar.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar