PRODUÇÃO DE TOMATE PARA AUTOCONSUMO É FOMENTADA EM SÃO PAULO DAS MISSÕES

Num contexto de promoção da segurança e soberania alimentar e diversificação da produção em propriedades da agricultura familiar, a Emater/RS-Ascar tem orientado sobre a produção e realizou a entrega de mudas de tomate em São Paulo das Missões. A distribuição de 1400 mudas dos grupos gaúcho e saladete, também conhecido como italiano, foi realizada na última semana a 68 famílias do município.

O extensionista da Emater/RS-Ascar Canísio Berwaldt, destaca que a enxertia oferece vantagens como maior produtividade e rentabilidade, reuso de área já cultivadas com tomate, batatinha, berinjela ou pimentão, e resistência a nematoides, doenças fúngicas como fusarium, verticilium e murcha bacteriana, que ataca as plantas adultas com frutos, ocorrendo a murcha da planta e perda da frutificação.

As encomendas das mudas foram realizadas até o dia 20 de julho, a partir de divulgação realizada em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo das Missões.

Com a proposta de contribuir com a segurança e soberania alimentar das famílias assistidas, a Emater/RS-Ascar intermediou a produção das mudas com viveirista, bem como distribuiu e orientou tecnicamente aos produtores. Muitos produtores já realizaram a encomenda pelo terceiro ano consecutivo, em virtude do êxito nas produções anteriores.

Um dos frutos mais utilizados na culinária pela sua versatilidade, o tomate é rico em vitaminas A, B e C e sais minerais, bem como dispõe de licopeno, sendo este considerado antioxidante, o que auxilia no combate aos radicais livres e ao envelhecimento precoce, bem como auxilia na proteção do sistema cardiovascular e prevenção contra alguns tipos de câncer.