PROJETOS DO AVANÇAR FEAPER ENTRAM NA FASE DE EXECUÇÃO EM SÃO PAULO DAS MISSÕES

Mais de 400 produtores foram beneficiados com projetos do Programa Avançar-Feaper, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), elaborados por extensionistas da Emater/RS-Ascar na região de Santa Rosa, entre estes, agricultores, agroindústrias e piscicultores de São Paulo das Missões, que passam a implementar melhorias em suas propriedades com os recursos a partir desta semana. São projetos vinculados ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Agroindústria Familiar voltado a pessoas físicas e jurídicas, aos Projetos de Inseminação Artificial e ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura familiar, em suas linhas voltadas a agricultores, pecuaristas, pescadores artesanais, assentados da reforma agrária, aquicultores e cooperativas da agricultura familiar.

Na quarta-feira (13/12) foi realizada a entrega de uma enxada rotativa/encanteirador adquirida pelo beneficiário Anderson André Vorpagel Blumke, produtor de hortigranjeiros, que contou com projeto elaborado pelo extensionista Canísio Berwaldt. Acompanharam a entrega, o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Valmir Thume, a gerente regional adjunta, Ivânia Polaczinski, o chefe do escritório municipal Júnior Kessler, os extensionistas do Escritório Municipal, Canísio Berwaldt e Simone Thume, assim como o prefeito, Oberdan Luis Rhoden, e o vice-prefeito, Moacir Neis.

O produtor recebe assistência da Emater/RS-Ascar na elaboração de projetos de crédito para instalação de estufas, irrigação, energia solar, aquisição de trator e custeios, bem como faz parte do grupo de produtores orgânicos assessorados pela Instituição. O equipamento deve facilitar consideravelmente a construção de canteiros, reduzindo mão-de-obra e custos, conquistando autonomia para intervir quando julgar necessário, além de evitar a proliferação de pragas e doenças.

O prefeito de São Paulo das Missões, elogiou o avanço do produtor nos últimos anos, que tem uma propriedade que chama atenção pela organização, ajardinamento e produção de olerícolas. Além disso ressaltou o trabalho em parceria, com serviços de máquinas para abertura de canais para colocação de canos de irrigação, terraplanagens e sistematização de áreas pela Prefeitura.

Em São Paulo das Missões também foram beneficiadas com o Avançar-Feaper duas agroindústrias, sendo uma de panificados e outra de processamento de mandioca e milho verde, que puderam adquirir equipamentos;Blumke e outro dois agricultores familiares sendo um beneficiado com recursos para aquisição de cobertura plástica para canteiros (mulching) e mangueira de gotejamento e outro produtor com triturador de grãos; e três aquicultores/piscicultores, que receberão os aeradores para açudes, refrigerados e redes de despesca nos próximos dias; além de um jovem produtor que recebeu um kit de inseminação artificial para fomento ao rebanho leiteiro.

No total foram repassados para beneficiários de São Paulo das Missões, pelo Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), o valor de R$ 89.368,00. O pagamento do financiamento pode ser feito em cinco anos, com bônus de adimplência de 80% das parcelas pagas até o vencimento.“Com estes investimentos em equipamentos, os beneficiados poderão melhorar o seu sistema produtivo em quantidade e qualidade, gerando mais renda para as famílias e desenvolvimento do município”, destaca o extensionista da Emater/RS-Ascar Canísio Berwaldt.