I FESTIVAL ESTUDANTIL DE POESIA REALIZADO EM SÃO PAULO DAS MISSÕES

Na tarde do dia 16 de setembro de 2023, realizou-se o I Festival Estudantil de Poesia trazendo como lema “Orgulho de ser Gaúcho”, nas dependências do CTG Sentinelas do Comandaí. O evento de caráter cultural e artístico faz parte do projeto Cultura da Paz, Família-Escola-Comunidade, um Projeto de Parceira, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Desporto, com apoio da Administração Municipal e como parceiro o CTG Sentinelas do Comandaí.

O festival tem por objetivo resgatar os costumes do Rio Grande do Sul fortalecendo as tradições gaúchas em nossa comunidade, promovendo também a arte da declamação, estimulando a oralidade, criatividade, reflexão e despertando no aluno o gosto pela poesia gaúcha.
As EMEIs Raio de Sol e Viva Vida tiveram a participação especial de alguns de seus alunos.

O Festival foi dividido em 4 categorias onde os alunos das Escolas Municipais Cristo, Pe. Francisco Rieger e São José disputaram as colocações de 1º, 2º e 3º lugar.

A banca de jurados foi composta por: Bruna Turquete, Daltro Luiz Bastos, Camila Pauli Diel e Ivanir Inácio da Silva. Os mesmo se dispuseram a avaliar a performance através dos critérios: Expressão facial, gestual e dição; Transmissão de mensagens poética; Fidelidade ao texto e Coerência temática, resultando a seguinte ordem classificatória:

Categoria I: 4º a 5º Anos
1º. Eduardo GüntherZuchi.
2º. Felipe Augusto Steffens.
3º. Joaquim Haas Spohr.

Categoria II: Turmas 1º, 2º e 3º ANO
1º. Alana Viktória Rodrigues Lunardi.
2º. Gabriela JunguesLeobet.
3º Heloísa Soares Schwarzer.

Categoria III: Turmas 4º,5º e 6º ANO
1º Joice Schneider Goulart.
2º Joice Beatriz Vorpagel.
3º Patrick Back Raas.

Categoria IV: Turmas 7º, 8º e 9º ANO.
1º Lorena Goetz.
2º Caroline BohnKunst.
3º Joaquim Lange Hilgert.

Parabenizamos a todos os intérpretes e da mesma forma a comissão organizadora e a toda comunidade que se fez presente.