GRUPO DE DANÇAS SEHNSUCHTSTROPFEN PARTICIPA DA III NOVEMBERFEST EM MATO QUEIMADO

Grupo de Danças Folclórico Alemão Sehnsuchtstropfen foi criado em abril de 1993. Após a realização do levantamento de dados sobre religião, língua, usos e costumes do povo da nossa região, constatou-se que são oriundos da localidade de Hunsrück-Alemanha.

“Sehnsuchtstropfen” traduzido quer dizer “Gotas de Saudades”. Atualmente o grupo de danças alemãs está dividido em duas categorias: infantil e infanto-juvenil, compostas pelos alunos da rede de ensino municipal e estadual.

No dia 12 de novembro de 2023 o Grupo de Danças “Sehnsuchtstropfen” participou da III Edição da Novemberfest no Município de Mato Queimado – RS, a apresentação foi realizada no Pavilhão de Eventos em um momento cultural. O evento complementa o 100º aniversário da colonização e imigração alemã na comunidade e tem origem em festas típicas alemãs, que se tornaram as festas mais populares do Brasil, tradição essa que nasceu em 1810 em Munique na Alemanha. Além da valorização da cultura alemã, o evento abre portas para a união dos povos, exaltando a diversidade de Etnias de nossa região, buscando mostrar e divulgar o município, seus costumes e tradições.

A Administração Municipal juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura Lazer e Desporto e o Conselho da Cultura enfatiza que a prática da dança folclórica é muito importante para manter viva a memória dos imigrantes e descendentes alemães e, simultaneamente, para a autoimagem pessoal e grupal que buscam construir a tradição e o folclore alemães, que são considerados como “herança”.

Desta forma o grupo Sehnsuchtstropfen, promove a estruturação da personalidade e a socialização entre o grupo, formando alunos mais atuantes, também buscando desenvolver diante dessa cultura a alegria de dançar.