PROJETO MISSÕES PELA VIDA REALIZA A FASE MUNICIPAL

Na manhã do dia 10 de outubro, no Salão da EMEF Padre Francisco Rieger, aconteceu a fase municipal do festival de paródias do Projeto Missões pela Vida, que é uma realização da Associação das Primeiras-Damas dos Município das Missões, com apoio das Secretarias Municipais de Educação, Cultura, Assistência Social e Saúde.

A paródia selecionada irá representar o município em Pirapó, no dia 30 de novembro de 2023, a tarde, com a apresentação das paródias selecionadas nos 27 municípios que integram a AMM – Associação dos Municípios das Missões.

O objetivo principal é provocar uma reflexão e mudança de atitudes na comunidade escolar, contribuindo para mitigação de vulnerabilidades relacionadas às drogas, bullyng e violência: estimulando os alunos do ensino fundamental e do ensino médio de escolas públicas a construírem conhecimentos e refletirem de forma crítica e criativa sobre questões e problemas relacionados à saúde, incentivando e valorizando o trabalho desenvolvido pelos professores e alunos que buscam contribuir com a melhoria das condições de saúde e bem estar nas escolas, pesquisando e incrementando o relacionamento produtivo entre os alunos e toda a comunidade escolar por meio da música, com troca de idéias e conhecimentos sobre a produção artístico-musical, estimulando os jovens e crianças por meio de uma competição saudável, promovendo o desenvolvimento de suas aptidões artísticas, ao mesmo tempo em que se provoca a reflexão sobre temas que impactam o cotidiano da comunidade escolar.

Na etapa municipal, as Escolas Municipais disputaram a categoria Ensino Fundamental. A EMEF Cristo concorreu com as alunas Francine Gabrielle Klein e Francine Malikowski, música Perigosa e linda, da Banda Corpo e Alma, e o título da paródia Perigosa e bandida. Representando EMEF São José concorreram as alunas Laila Maíra Frank Neitzke e Michelly Mayara Frank, com a música Tarocheda, do Barões da Pisadinha, com o título Uma vida nova e pela EMEF Padre Francisco Rieger a aluna Caroline BohnKunst disputou com música Viva Vida, de Felipe Duram, com o título Viva vida sem drogas.

A mesa julgadora foi composta pelos seguintes jurados: Lara Betina Vorpagel, Sindoval Borges, Vaneila Schneider, que avaliaram as paródias com os seguintes critérios de coerência com os temas propostos: originalidade, letra, performance.

Ao final a dupla Laila Maíra Frank Neitzke e Michelly Mayara Frank da EMEF São José e ficaram em 1º lugar e irão representar o município na categoria Ensino Fundamental, em Pirapó. A dupla Francine Gabrielle Klein e Francine Malikowski, da EMEF Cristo ficou em 2º lugar e a intérprete Caroline Bohn Kunst da EMEF Padre Francisco Rieger em 3º lugar.

Também representando o município no dia 30 de novembro, teremos uma paródia da EEEB Professor Francisco José Damke, pela categoria Ensino Médio.

Agradecemos a todos os alunos e professores que se dedicaram e trabalharam o projeto nas escolas, e principalmente aos intérpretes pelas belas apresentações.