SÃO PAULO DAS MISSÕES RECEBE O 8º FÓRUM PELA VIDA MISSÕES

• Assunto: Saúde  |   Publicado em: 09/05/2023 às 16:48   |   Imprimir

Com o intuito de promover o compartilhamento e difundir o uso de plantas bioativas, São Paulo das Missões recebeu a 8ª edição do Fórum Pela Vida Missões. O evento, realizado em parceria pela Administração Municipal e pela EMATER/RS-Ascar congregou 23 municípios em um dia de muito aprendizado e integração.

Realizado nas dependências do Clube 07 de Setembro, o evento contou com mais de 900 participantes. A ampla adesão demonstra o interesse da população regional em resgatar e preservar o cultivo das plantas, valorizar o conhecimento contido em práticas tradicionais e incentivar a busca por uma vida saudável por meio das plantas medicinais.

A abertura do evento foi feita pelo Coral Paulistano, que entoou o hino do município acompanhado pelo professor Tiago. Em sequência, o Prefeito deu as boas-vindas aos participantes e fez votos de um bom evento a todos. Em sequência, a palestra “Faça da Vida um Show”, ministrada por Roselei Angst, levou reflexões, humor e alto astral para o público.

Para o almoço, o Clube 7 de Setembro preparou carreteiro no tacho e acompanhamentos. O momento de intervalo também contou com a participação de talentos locais: inicialmente, apresentaram-se Gugu Gaiteiro e a Mana Caroline, seguidos do trio Elsi, Marlene e Marli. A iniciativa foi parte da proposta do Fórum em valorizar e promover os talentos locais.

Além de auxiliar na organização do evento, os parceiros puderam expor seus produtos e utilizar do fórum como vitrine. Este espaço reuniu os empreendedores organizados pelo Programa de Integração Tributária, a Liga Feminina de Combate ao Câncer, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Pastoral da Saúde, Pastoral da Criança, Núcleo de Apoio à Atenção Básica, dentre outros.

Pela parte da tarde, a equipe técnica da EMATER/RS-Ascar fez uma breve apresentação sobre o histórico do Fórum Pela Vida e procedeu às falas técnicas, abordando o uso das plantas bioativas na nutrição humana, o controle de carrapatos com plantas medicinais e uso de plantas bioativas na produção de alimentos.

No encerramento, o Fórum contou com a distribuição do Programa Sementes Banrisul, distribuição de sachês escalda-pés – confeccionados pelo CRAS com ervas aromáticas – e com a entrega das mudas captadas junto às entidades parceiras. A Administração Municipal agradece a todas as entidades parceiras na realização do evento e aos visitantes pelo aceite ao convite e participação.