PIM RECEBE REPRESENTANTES DA 14ªCRS E DA COORDENAÇÃO ESTADUAL

• Assunto: Saúde  |   Publicado em: 12/07/2023 às 08:39   |   Imprimir

No último dia 04/07 representantes da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde juntamente com a Coordenação Estadual do Programa Primeira Infância Melhor foram recepcionados no município pela equipe local. O encontro contou com a troca de ideias e dialogo sobre as ações realizadas no município.

PIM – Primeira Infância Melhor é uma política pública intersetorial que visa a promoção do desenvolvimento integral na primeira infância, período de gestação até os 6 anos de idade. Este programa é intersetorial pois desenvolve ações que envolvem três setores: Saúde, Educação e Assistência Social, que atuam em rede, realizando as atividades e as ações em conjunto.

Em São Paulo das Missões a equipe é formada pelas visitadoras e um grupo técnico municipal om o apoio do grupo técnico estadual. As visitas vão muito além de realizar brincadeiras com os assistidos, as atividades são planejadas no intuito de estimular o desenvolvimento da criança, assim como fortalecer o vínculo entre a família, possibilitando a intervenção precoce, através do aprendizado. O brincar que estimula e promove o desenvolvimento da criança.

As visitadoras são as profissionais mais conhecidas pelas famílias assistidas, são elas que atuam diretamente nas casas e desempenham um importante trabalho sempre com muita alegria, amor e carinho pelas famílias assistidas. Já o grupo técnico municipal é formado por profissionais das áreas de psicologia, assistente social, monitor e digitador, que é pouco conhecido pelas famílias, mas trabalham diariamente buscando soluções para as necessidades não só do município, mas das crianças e famílias e também na operacionalização do PIM. Todos os profissionais são importantes e imprescindíveis para o desenvolvimento do trabalho com qualidade e resultados.