AGRICULTORES DE SÃO PAULO DAS MISSÕES SÃO CONTEMPLADOS COM CISTERNAS

Três agricultores de São Paulo das Missões foram contemplados, nesta semana, com a instalação de cisternas do Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural - Eixo Estratégico Irriga+RS – Cisternas da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS. A distribuição das cisternas foi possível graças ao convênio firmado entre Seapi e Prefeitura, com o apoio da Emater/RS-Ascar na elaboração do projeto.

A Prefeitura Municipal, além do encaminhamento da documentação, também disponibilizou a mão-de-obra para a instalação. A Emater/RS-Ascar, responsável pelo projeto técnico, acompanhou a implantou e elaborou o laudo de conclusão.

Com as cisternas, as famílias têm a oportunidade de armazenar água da chuva captada de telhados e destinar à irrigação de hortas e pomares domésticos, por exemplo. Além disso, pode ser aproveitada na dessedentação e manejo animal, de modo especial em período de estiagens.

O Programa viabilizou a instalações de reservatórios com capacidade média de armazenamento de 60 mil litros d’água cada, com escavação e revestimento de Geomembrana previamente dimensionados, por propriedade.