MUNICÍPIO RECEBE REUNIÃO DE PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DO CENSO 2022

Foi realizada na manhã de quinta-feira, 19 de janeiro de 2023, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores, a Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022, conduzida pelo Sr. Rodrigo Balbinot, Coordenador de Área do IBGE em Santa Rosa, acompanhada pelo Coordenador da Subárea de Cerro Largo, Calleu Fabiano Vieira e pelo Agente Censitário Jardel Arnold Siveris.

Durante a reunião, foram apresentadas as prévias do Censo Demográfico conduzido em 2022, com dados sobre população e domicílios nas zonas urbana e rural. Os representantes do IBGE destacaram a importância do recenseamento para a correção de dados obsoletos e para a obtenção de um retrato mais fiel da demografia municipal.

Após a coleta dos dados, o IBGE pôde confrontar os resultados do Censo com a estimativa do ano de 2021, desenvolvida com base nas tendências apresentadas nos censos de 2000 e 2010, confirmando algumas destas tendências mas também demonstrando que a realidade apresentou pontos de divergência. Os dados consolidados estarão disponíveis no momento da publicação dos resultados do Censo 2022.

A reunião de acompanhamento serve para colocar os órgãos públicos municipais mais próximos do IBGE e suscitar questionamentos sobre a metodologia empregada ou necessidades do município, de forma a aperfeiçoar a coleta e tratamento de dados, subsidiando a elaboração de políticas públicas mais assertivas e vinculadas à transição demográfica observada.

Além dos representantes do IBGE, participaram da reunião o Vice-Prefeito em Exercício, Moacir Carlos Neis, demais representantes do Executivo, Legislativo, EMATER/RS – Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.