ESTUDANTES DE PÓS- GRADUAÇÃO DA UFSM REALIZARAM ESTUDOS TÉCNICOS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO DAS MISSÕES.

De 24 a 26 de outubro do presente ano, uma turma de estudantes de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), esteve visitando o município de São Paulo das Missões. A turma de estudantes está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Extensão Rural, sob a orientação do professor Pedro Selvino Neumann, que conduz a disciplina de Planejamento e Gestão de Projetos em Desenvolvimento Rural.

O objetivo central da atividade foi o desenvolvimento de um método de diagnóstico da realidade agrária, denominado Diagnóstico de Sistemas Agrários, que se baseia na idéia da aproximação da realidade de forma sistemática, indo do amplo ao particular. Num primeiro momento foram analisados dados disponíveis pelos bancos de dados, como o Censo Agropecuário do IBGE e a Pesquisa Agrícola Municipal, etapa realizada ainda em Santa Maria - RS. A segunda ocorreu em São Paulo das Missões, em parceria com a EMATER, que contribuíram enormemente na construção do conhecimento da realidade rural do município. A terceira etapa da atividade foi direcionada a cada localidade do município, as quais foram divididas por zonas, para que cada grupo de estudantes fosse direcionado a uma delas a fim de encontrar pessoas que tivessem um vasto conhecimento da realidade de sua localidade para que, a partir destes diálogos, a turma pudesse compreender de forma detalhada as principais dinâmicas das famílias rurais do município. As principais informações buscadas foram relativas aos locais de origem das famílias, os principais ciclos econômicos e os fatores determinantes para as mudanças que ocorrem no rural, no que diz respeito às atividades socioprodutivas.

A etapa seguinte da atividade de diagnóstico foca no que se chama de tipologia de sistemas de produção, nesta etapa cada grupo selecionou duas a três propriedades para conduzir um estudo aprofundado sobre os fluxos econômicos relativos às atividades principais de cada uma destas propriedades. Concluída esta etapa, a turma retornou do município para realização da última etapa do diagnóstico, onde cada grupo organiza e enriquece os dados obtidos e dedica seu esforço interpretativo para elaborar suas considerações acerca da dinâmica rural do município. Os produtos gerados nesta etapa serão socializados com a Prefeitura e demais entidades interessadas.

A escolha do município de São Paulo das Missões se deu pelas suas características de uma realidade rural diversa, e sua inserção na Região Missioneira, o que instigou interesse nos estudantes da disciplina, além do vínculo de um dos membros da turma com o município, local de seu nascimento e motivo de muito orgulho.