AUDIÊNCIA PÚBLICA EM SÃO PAULO DAS MISSÕES DISCUTE A IMPLEMENTAÇÃO DE CENTRO DIA OU CENTRO DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS

No último dia 1º de dezembro, a Câmara de Vereadores de São Paulo das Missões foi palco de uma audiência pública que reuniu representantes-chave para discutir a implementação de um Centro Dia ou Centro de Convivência destinado às pessoas idosas no município. O evento, promovido pela Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas da Pessoa Idosa, trouxe à mesa importantes discussões sobre o envelhecimento ativo e a qualidade de vida dos idosos na região.

Dentre os participantes estavam o prefeito municipal, líderes do conselho municipal da pessoa idosa, o Coordenador Regional da FECTIRS, vereadores engajados na causa, e membros da Associação dos Clubes Organizados da Terceira Idade. De forma inovadora, a audiência contou também com a presença online de Beto Fantinel, Secretário de Desenvolvimento Social do RS, que contribuiu remotamente para os debates.

A audiência foi marcada por argumentações sólidas e propostas concretas para a criação de um espaço dedicado ao convívio e cuidado com os idosos no município. A voz ativa da Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas da Pessoa Idosa trouxe à tona questões cruciais sobre a necessidade de estruturas adequadas para atender às demandas crescentes dessa parcela da população.

Os palestrantes enfatizaram a importância não apenas de prover assistência, mas também de promover atividades que estimulem o envelhecimento ativo, o que contribui significativamente para o bem-estar físico e mental dos idosos. Além disso, ressaltaram a necessidade de estratégias de integração social, buscando combater o isolamento e fortalecer os laços comunitários.

Diante do sucesso da audiência pública, ficou estabelecido que em 2024 haverá uma nova reunião para dar continuidade às discussões e atualizar os progressos realizados até então. A expectativa é que, com o envolvimento de diferentes setores da sociedade, seja possível desenvolver um projeto consistente e abrangente para a implementação do Centro Dia ou Centro de Convivência em São Paulo das Missões, proporcionando uma melhoria significativa na qualidade de vida da população idosa local.