JOGOS SOL-A-SOL MOVIMENTAM FAMÍLIA, ESCOLA E COMUNIDADE PAULISTANA

Com o objetivo de integrar as escolas, alunos do 6º ao 9º ano, alunos do ensino médio e a população residente, descendente e trabalhadores do meio rural, o escritório municipal da EMATER/RS-Ascar e a Secretaria de Educação, Cultura, Lazer e Desporto – com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais – promoveram a primeira edição dos Jogos Rurais Sol-a-Sol após a retomada das atividades presenciais.

Os jogos aconteceram no Parque Municipal de Exposições Eusébio Lino Langer, no sábado do dia 20 de maio. Ao todo, mais de 50 categorias individuais e coletivas foram disputadas, abrangendo competidores de todas as faixas etárias e com as mais diversas habilidades. O dia foi de tempo firme, o que também colaborou para o sucesso dos jogos e para o incentivo ao comparecimento do público.

Além das tradicionais modalidades coletivas como futebol, vôlei, bocha, canastra e cabo de guerra, o Sol-a-Sol possibilitou o resgate de diversas atividades rotineiras no dia-a-dia do campo, como a debulha do milho, batida do prego, corte de lenha e plantio do saraquá. Modalidades como a corrida do saco, chute no pneu, bolãozinho de mesa e batida de pênalti também atraíram os participantes.

A atividade foi contabilizada como dia letivo para os estudantes, que tiveram todo o suporte das escolas para alimentação, hidratação e transporte. O CTG Sentinelas do Comandaí também foi fundamental para o sucesso das atividades, hospedando a disputa da bocha e da canastra, bem como oferecendo um delicioso almoço aos interessados. Além destes, a equipe de Assistência Técnica Regional da EMATER se fez presente e prestou suporte às atividades.

A organização dos jogos demandou um grande empenho e comprometimento de todos os envolvidos. Mais do que integrar a juventude rural, os jogos fortaleceram a família, escola e comunidade de São Paulo das Missões. Agradecemos a todos professores, árbitros e demais profissionais que dedicaram seu dia a acompanhar a disputa das modalidades, organizar os competidores e contribuir para o sucesso da programação.