DIA DO MEIO AMBIENTE NAS ESCOLAS REÚNE ALUNOS E PROFESSORES

Foi realizado, neste dia 13 de junho, o Dia do Meio Ambiente nas Escolas. Organizada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e pela Secretaria de Educação, Cultura, Lazer e Desporto, a programação aconteceu no turno da manhã, abrangendo os alunos do Ensino Médio e Anos Finais, e no turno da tarde, direcionada aos Anos Iniciais.

A atividade aconteceu no Salão Nobre da EMEF Pe. Francisco Rieger, envolvendo alunos desta escola, da EMEF São José, EMEF Cristo e EEEB Prof. Francisco José Damke. Participaram também os professores, diretores e vice diretores, em um momento de conversa, conscientização e divulgação de ações de preservação ambiental.

As falas foram conduzidas pela Dra. Liziara da Costa Cabrera, professora adjunta do curso de Química da Universidade Federal da Fronteira Sul e do Mestrado em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis. A professora esteve acompanhada dos mestrandos Alonso Moscon e Tacieli Santos. Os palestrantes apresentaram a estrutura da universidade e enfatizaram que a instituição está de portas abertas para a comunidade regional.

Feita a breve apresentação, foram abordados vários aspectos do consumo e do descarte consciente de resíduos diversos, desde plásticos a produtos químicos. Os palestrantes chamaram a atenção para a consciência individual e demonstraram algumas das consequências que a irresponsabilidade no uso dos recursos naturais pode trazer para a vida cotidiana.

Suas exposições apresentaram as justificativas sociais e acadêmicas para a realização de pesquisas sobre o meio ambiente, bem como a importância de construir práticas sustentáveis. A Administração Municipal agradece à Professora Liziara e aos discentes Alonso e Tacieli pelo aceite ao convite e pela valorosa contribuição neste mês tão importante.