AGENTES DE COMBATE A ENDEMIAS TRABALHAM NA PREVENÇÃO DA LEISHMANIOSE

  • Assunto: Saúde  |   Publicado em: 20/03/2024 às 08:50   |   Imprimir

Entre os dias 11 à 15 de março, as Agentes de Combate às Endemias, juntamente com a 14ª Coordenadoria de Santa Rosa, trabalharam nas instalações de armadilhas para capturar os flebotomíneos e identificar o vetor da leishmaniose, mais conhecido como mosquito palha.

Os sintomas da leishmaniose visceral incluem febre, tosse, dor abdominal, anemia, perda de peso, diarreia, fraqueza, aumento do fígado e do baço, além de inchaço nos linfonodos. De forma geral, a leishmaniose visceral pode atingir crianças até os dez anos de idade e é considerada a forma mais aguda da doença.

A leishmaniose visceral, se não tratada adequadamente, pode ser letal ao ser humano e aos cães, acometendo fígado, baço e medula óssea. A leishmaniose tegumentar, por sua vez, não é letal e está relacionada ao surgimento de lesões na pele ou mucosa.

As ACE, em parceria com a Secretaria de Saúde de São Paulo das Missões, agradecem especialmente às famílias que concordaram em colaborar com o trabalho e garantir o efetivo monitoramento e combate da leishmaniose em nosso município.