ALERTA: DENGUE, ZICA E CHIKUNGUNYA

Nova amostragem do Levantamento de Índice Amostral do Aedes Aegypti (LIA), classifica São Paulo das Missões com ALTO RISCO de epidemia.

A Secretaria Municipal da Saúde, através do setor de endemias divulgam a nova amostragem do LIA, o LIA foi realizado entre os dias 08 e 26 de janeiro, no município. Através da pesquisa larvária, se determina os níveis de infestação que se encontra o município. São Paulo das Missões registrou o índice de infestação de 4% indicando ALTO RISCO de epidemia.

Lembrando que os parâmetros estabelecidos pelas Diretrizes Nacionais para controle vetorial são: menor que 1% - baixo risco, de 1% a 3,9% - médio risco e a partir de 4% - alto risco de epidemia.

A Secretaria Municipal da Saúde junto com o Ministério da Saúde alerta que estamos no período crítico do ano, aonde há períodos de chuva e sol intenso, tornando o ambiente favorável a proliferação de larvas do mosquito Aedes Aegypti.

As agentes de endemias ressaltam que é preciso, sem exceção, a colaboração de todos os munícipes, cada um é responsável sobre seus domicílios e terrenos. Revisem os utensílios com água e façam a limpeza com escova e sabão uma vez por semana.

A prevenção ainda é o melhor remédio.