REDE DE APOIO À ESCOLA (RAE) TEVE SUA REUNIÃO MENSAL

No dia 08 de novembro houve o encontro mensal da Rede de Apoio à Escola – RAE, realizado na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Desporto. A Rede de Apoio à Escola (RAE) é um grupo formado por vários segmentos da sociedade que se reúnem para discutir e elaborar alternativas para melhorar a frequência/indisciplina/aprendizagem (entre outras situações) em prol do atendimento aos estudantes.

A reunião ocorreu no período vespertino e contou a com participação dos integrantes de diversos grupos: representante da Secretaria do Desenvolvimento Social e da Pessoa Idosa, conselheiras tutelares, a Secretária Municipal de Educação, psicóloga e as supervisoras educacionais da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Desporto, bem como os diretores das EMEF's\EMEI's municipais e E.E.E.B. Prof. Francisco José Damke.

Nesta tarde foram debatidos diversos assuntos relacionados às escolas, buscando alternativas para solução de problemas que interferem direta ou indiretamente no processo ensino-aprendizagem e na socialização do educando. Ações conjuntas como essa promovida no dia 08 de novembro visam o fortalecimento do vínculo do aluno com o direito à educação, o mapeamento de alunos infrequentes e com histórico de violência no ambiente escolar, e atuação junto ao professor na abordagem com os núcleos familiares mapeados.

A RAE tem o objetivo de discutir alternativas que fomentem a revitalização escolar e familiar, iniciativa essa que é abraçada pela Administração Municipal juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Desporto com expectativa de mudar o cenário e fortalecer a união entre escola e família, a fim de que o ensino seja realmente o papel da escola, e não prover uma estrutura que é de responsabilidade da família.