SOLENIDADE DE FORMATURA DO PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E A VIOLÊNCIA (PROERD)

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD), foi desenvolvido em parceria com a Brigada Militar e a Prefeitura Municipal de São Paulo das Missões/RS, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Desporto. O programa ocorreu nos meses de setembro, outubro e novembro, e abrangeu 68 alunos dos quintos anos das Escola Municipais, sendo 38 alunos da Escola Padre Francisco Rieger, 12 alunos da Escola Cristo e 18 alunos da Escola São José.

O Programa tem por objetivo principal evitar que as crianças e adolescentes entrem no mundo das drogas. Promove também a aprendizagem da maneira correta de saber lidar com a situação, de dizer não às drogas, além de abordar outros assuntos como bullying e violência. Orienta as crianças, mostrando que suas atitudes e decisões têm consequências a elas e a comunidade em geral.

Ao finalizar a 10ª aula do programa, os alunos produziram uma redação falando sobre o que aprenderam com as aulas do PROERD. As redações expressaram as aprendizagens obtidas em um texto dissertativo, onde o melhor texto de cada turma foi premiado. Na Escola São José a redação premiada foi da aluna Joice Beatriz Vorpagel, na Escola Cristo a melhor redação foi do aluno Nicolas Schwarzer Klock e na Escola Pe. Francisco Rieger foram selecionadas as redações das alunas Moniky Victoria Leovkovisz e Ana Carolina Hendges Schroeder.

Também foram selecionados alunos destaque em cada turma, os mesmos receberam como forma de reconhecimento uma medalha. Da Escola Pe. Francisco Rieger foi selecionada como aluna destaque Ana Luiza Klock Horn e o aluno Isaque Silveira da Silva. Da Escola São José foi selecionado o aluno Denilson Meireles dos Santos e da Escola Cristo foi selecionada a aluna Wikttoria da Silva.

Ao final da formatura cada aluno recebeu seu certificado e proferiu o juramento do PROERD: “Prometo resistir às drogas e a violência para o nosso bem, o bem de São Paulo das Missões, do Rio Grande do Sul e do Brasil”.